Sempre em que me encontro em momentos difíceis da vida, procuro recorrer a minha memória e também a filosofia.
A memória e as nossas experiências ao longo dos muitos anos vividos, no meu caso esse muito longo de existência já chegou ao meio século, e a partir de nosso arquivo histórico que são as nossas lembranças, podemos refletir sobre as várias vezes em que em nossas vidas passaram por momentos semelhantes ou até piores do que o de agora e de qual forma foi que eu consegui sair resolver os problemas que acho ser o maior de todos. E assim dessa maneira eu posso buscar no passado uma solução para o tempo presente.
A filosofia hoje me auxilia a superar com consciência e paciência e sempre buscando um método para a superação dos problemas e também de mim mesmo.
Um livro que sempre recorro para organizar minhas idéias quando a vida às vezes nos coloca em uma sinuca, é: “Cândido e ou Otimismo” de Voltaire, um clássico da literatura filosófica que influenciou muitos pensadores.
Nesta novela de Voltaire, um personagem desta história que se não me engano agora e não me falha a memória é o Monsieur Pangloss, mas é Cândido, o protagonista da história.
Pangloss sempre o aconselha a procurar por em prática os seus sábios pensamentos que lhe ensinara ao logo de toda a sua vida como seu mestre e preceptor, eis um destes:
“Quando eu me encontrar em situações difíceis e que inclusive possa colocar a minha vida em risco, devo refletir sobre a situação em que me encontro lembrar-se de situações muito piores as quais já passei e procurar lembrar de que maneira eu consegui superar e destruir esta Quimera”
“A razão é uma visão mais do que otimista do mundo, e pensando assim criou um novo conceito filosófico,”:
O Melhorismo! uma visão mais racional do que o simples otimismo, pois com ele eu posso pensar e agir sobre este novo e eficaz conceito de vida:
“Em qualquer circunstância ou momento por mais difícil e doloroso que este possa me parecer, devo e sempre pensar que consigo melhorar-lo e superá-lo, pois seja qual for o problema ou a enrascada que a vida às vezes nos apresenta através de uma desagradável surpresa, A Razão e a lógica aliadas ambas a uma concepção positiva e otimista do mundo é uma infalível solução para quase tudo e somente um problema ou quem sabe a solução, ainda não conseguimos adiar e impedir a sua chegada, a Morte!
Mas o meu grande mestre e filósofo Pangloss conseguiu até a ela vencer.
E se quiser saber como Cândido e o grande filósofo Pangloss conseguiram até a morte superar basta desligar a sua televisão e ler esse grande livro que pode ser baixado em PDF.
Eu recomendo e boa leitura!
Profº Marcos Aurélio


.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário